- Área: 240 m²
- Ano: 2015
-
Fotografias:Leonardo Espinosa
-
Fabricantes: Grupo MEGA, PERSSA
Descrição enviada pela equipe de projeto. Construído num terreno de 6,30 x 20 m (126 m²) no norte da cidade de Mérida, Yucatán, com orientação noroeste-sudeste, foi projetada uma casa para um cliente jovem que tinha a intenção de viver num lugar onde apesar das dimensões do terreno, pudesse sentir a amplitude em cada espaço. Para cumprir com os desejos, este projeto é desenvolvido em três níveis muito marcados por seu próprio uso.
O programa arquitetônico consta da área de uso comum no primeiro nível, intencionado para ter além da garagem, a sala, copa e cozinha, e um banheiro de visitas.
No segundo nível foi projetada a área de dormitórios, que consta do dormitório principal e o quarto de hóspedes, cada um com seu banheiro, conectados por uma circulação que gera um pé-direito duplo sobre a copa.
O terceiro nível está composto pela área social, onde encontra-se uma sala de televisão, um bar, terraço exterior, banheiro, piscina e área de serviço para não interferir com as atividades do primeiro pavimento e gerar diferentes espaços.
Em Yucatán geralmente se utiliza um sistema construtivo de viguetas e abóbadas em diferentes dimensões. Neste caso particular, o projeto é desenhado de tal maneira onde pode ser utilizado tanto no primeiro como no terceiro nível, este sistema permite que no segundo nível tenha apenas um entramado de colunas e vigas metálicas que, com a rigidez e suporte necessário, podem conter uma laje armada proposta que cobre o mesmo volume intermediário dos quartos e suportar o piso do terceiro nível onde está a piscina.
É uma casa totalmente automatizada, das luzes até a porta de acesso e os vidros. O cliente tinha a intenção de manter uma casa muito hermética para evitar o ruído das avenidas contíguas.